Cidades mais afetadas foram Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Anápolis e Valparaíso.
Dados da Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Goiás, indicam que aproximadamente 76 mil consumidores ficaram no escuro devido aos chamados ‘papagaios’, que ficam presos nas fiações elétricas.
De acordo com a concessionária, foram contabilizadas 280 ocorrências, resultando em um impacto de mais de 1.166% no número de clientes afetados.
As cidades que mais registraram problemas ocasionados por pipas foram: Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Anápolis e Valparaíso.
Comparado ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 267 ocorrências que afetaram cerca de 6 mil clientes em todo o estado, o número agora 12 vezes maior.
O gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, ressalta a perigosidade da utilização de pipas perto de redes elétricas, uma vez que isso não apenas prejudica o fornecimento de energia, mas também causa problemas na rede elétrica.
Ao longo de 2022, um total de 150 mil goianos foram prejudicados pela falta de energia em mais de 600 ocorrências. Um dos principais motivos desses incidentes é o rompimento de cabos e as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica, causando desgaste na fiação e, potencialmente, resultando em curtos-circuitos e riscos de choques elétricos.
fonte: g5news