Novas declarações infelizes do presidente incomodam aliados e eleitores, num momento bom do governo.
Novas declarações controversas e desnecessárias do presidente Lula voltaram a preocupar o PT no melhor momento do governo, apontam principalmente conquistas na economia e melhoria de popularidade.
Algumas dessas obsessões do presidente, em especial na defesa aguerrida da Venezuela e de Nicolás Maduro, incomodam parte da militância também, que está nas ruas defendendo seu governo.
Do nada, Lula resgata esse, e outros assuntos, traz para uma fala, enche o peito e faz essas declarações.
Muito já foi dito sobre esses arroubos do presidente, tratados como descontrole verbal. Sempre que o tema volta, se diz que ninguém tem coragem de alertar o presidente sobre o risco desse proceder e, se alguém fala, Lula não assimila e ainda dá uma “espanada” no interlocutor.
Nesta semana de boas notícias – com novos indicativos da economia e até a provável inelegibilidade de Jair Bolsonaro – Lula confunde seu partido, seus eleitores e equipe com defesa da Venezuela e declaração sem sentido sobre democracia, a relativizando.
E ganha o noticiário de forma negativa. O que seus aliados estão enxergando, e ele não, é que consequência mais grave pode vir com esse comportamento. Sim, de derrota eleitoral por conta de fantasmas do passado.