sábado , 24 maio 2025

TSE retoma, na terça (27), julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

Ex-presidente é julgado por causa de reunião com embaixadores, em julho do ano passado. Ministros vão começar a votar na sessão de amanhã.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta terça-feira (27/6), o julgamento que poderá tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A Corte analisa uma ação apresentada pelo PDT contra o ex-chefe do Executivo por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Essa será a segunda etapa na apreciação da matéria, com o início dos votos dos ministros.

A ação gira em torno da reunião organizada pelo ex-presidente com os embaixadores, em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada, em que ele colocou em xeque a segurança do sistema eleitoral e apontou risco de fraude nas eleições, sem apresentar provas. O encontro foi transmitido pela TV Brasil, uma emissora pública, e pelas redes sociais da emissora. Por conta disso, a acusação aponta os crimes de abuso de poder político e econômico.

Na semana passada, foi lido o relatório do ministro Benedito Gonçalves. Os advogados de acusação e defesa também se manifestaram; e o Ministério Público Eleitoral (MPE) se posicionou pela condenação do ex-chefe do Executivo.

Para a sessão de terça-feira, prevista para se iniciar às 19h, os magistrados vão votar o caso. Depois do relator, votam: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e, por último, o presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes.

 

Check Also

Deputado Amauri Ribeiro Utiliza Tribuna da ALEGO Para Novas Ofensas Contra Parlamentares

Em um episódio alarmante ocorrido na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), o deputado estadual Amauri …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *