Cinco pacientes vão entrar em salas de cirurgias para realização de #transplantes na #Paraíba e em #SãoPaulo. Fígado, rins e córneas de um homem de 47 anos vítima de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) devem transformar a vida de cinco de pessoas.
Após a m0rte, na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de #JoãoPessoa, a #família (no mais puro gesto de amor) autorizou a captação dos múltiplos órgãos na tarde dessa quarta-feira (7/6).
O paciente, internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, tentou enfrentar as consequências do AVCI por mais de 20 dias. A família ressignificou a luta dele pela vida e concedeu a doação para quem aguardava por um órgão na fila de transplantes.
O fígado vai ser recebido por um homem de 61 anos, que está em João Pessoa; os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de São Paulo e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.
A equipe da Central de Transplantes acompanhou todo o processo de doação e realizou a identificação dos receptores dos órgãos, cadastrados em uma lista nacional única. Essa foi a primeira doação de órgãos registrada na unidade em 2023.
Antes de iniciar o procedimento de captação, colaboradores da instituição prestaram homenagem ao paciente e à família do doador. Um corredor humano foi feito desde a saída da UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde ocorreu a captação dos órgãos.
Segurando placas que incentivam a doação de órgãos, os colaboradores e também alguns familiares de outros pacientes da unidade, incluindo a esposa do recém-transplantado de coração, aplaudiram o doador.
fonte: metrópoles