No segundo trimestre, foram 5,4 bilhões de transações via Pix, ante cerca de 4 bilhões de pagamentos no crédito e 3,8 bilhões no débito.
Um levantamento feito pelo Banco Central (BC) mostra que as transações por meio do Pix ultrapassaram, já no quarto trimestre do ano passado, aquelas feitas no cartão de crédito. Desde então, o sistema eletrônico de pagamentos vem crescendo de forma consistente.
No segundo trimestre de 2022, de acordo com o BC, foram 5,4 bilhões de transações via Pix, ante cerca de 4 bilhões de pagamentos no cartão de crédito e 3,8 bilhões no débito.
Em setembro, pouco antes de completar seu segundo ano de existência, o Pix alcançou a marca de R$ 1 trilhão em transações em apenas um mês. O total de usuários do sistema chegou a 127,8 milhões em outubro. No mesmo mês, 10,5 milhões de empresas utilizaram o recurso digital.
Segundo o BC, o Pix foi o maior responsável pelo crescimento anual de 40% do total de transações financeiras no país em 2021. O principal instrumento para o uso do Pix é o telefone celular, que respondeu por 60% de todos os pagamentos efetuados no ano passado.
Fonte: metrópoles