O encontro em São Paulo teve a presença dos governadores da Bahia, Piauí e Pernambuco. O candidato a vice, Geraldo Alckmin também participou
São Paulo – Os candidatos Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente cabeça de chapa e vice, se reuniram na manhã desta terça-feira (30/8) com governadores para discutir propostas para segurança pública. O encontro aconteceu no Hotel Gran Mercure, no bairro Ibirabuera, na capital paulista.
“Nós estamos propondo a criação do Ministério da Segurança Pública sem que haja nenhuma interferência nas políticas dos estados”, disse Lula. O órgão já existiu durante um breve período do governo Temer.
Os governadores Rui Costa (PT), da Bahia, Wellington Dias (PT), do Piauí, e Paulo Câmara (PSB), do Pernambuco, estiveram na reunião. Também foram convidados para a conversa representantes de todas as polícias.
Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)
Segundo Lula, o ministério da segurança pública seria importante para viabilizar a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A iniciativa reuniria o Ministério Público e a defensoria pública.