Atriz carioca Cláudia Celeste foi homenageada pelo Google sendo destaque da página inicial do site da empresa. A artista foi a primeira travesti a ter papel fixo em uma novela no Brasil
Em 22 de agosto de 1988, há 34 anos, estreava na Rede Manchete a novela “Olho por Olho”. A trama ficou marcada na história do Brasil por ter sido a primeira vez em que uma travesti atuou do início ao fim em uma novela: a atriz carioca Cláudia Celeste, que ganhou homenagem do Google nesta segunda-feira, 22.
Nascida em 1952 no Rio de Janeiro, a atriz interpretava na novela a prostituta Dinorá, que era amiga de Paula (vivida por Beth Goulart) e se envolvia com Máximo (Mário Gomes). Cláudia compunha o elenco de apoio, mas a presença da artista na trama foi o suficiente para causar repercussão e marcar a história da TV brasileira.
O Doodle do Google, imagem que aparece na página inicial do site, traz ilustração de Cláudia com destaque para as cores da bandeira trans. Além de atriz, ela também era cantora, dançarina, produtora e diretora.
Antes do papel em “Olho por Olho”, nos anos 1970, Cláudia fazia parte de espetáculos em casas de shows famosas do Rio de Janeiro em parceria com outras atrizes trans e travestis. Ela ainda competia em concurso de beleza, tendo ganhado títulos como o Miss Brasil Trans.
Fonte: O povo