Este domingo, 24 de julho, acaba de se tornar o dia em que um avião Airbus A300-600ST, ou Beluga ST, pousou no Brasil pela primeira vez na história.
Vindo da França com uma parada técnica no Senegal, a chegada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), ocorreu às 15h24 deste domingo.
Mais de 4.000 pessoas assistiam à transmissão ao vivo que fazia o canal “Mundo Avião” no YouTube. O momento pode ser visto novamente no player a seguir, buscando o horário do pouso na gravação, ou até os minutos seguintes, em que ele taxiou e parou no pátio de cargas do aeroporto:
Além da transmissão ao vivo, o perfil “Apaixonados por Aviação” no Instagram também publicou um vídeo do momento em que o Beluga fazia a aproximação final para o pouso, gravado pelo “Spotter.for“,
Como tem sido informado pelo AEROIN, a aeronave ainda voará para outro aeroporto brasileiro, que é o destino da carga que ela traz a bordo.
O avião especial, de matrícula F-GSTB, passará a noite em Fortaleza e tem previsão de decolagem às 08h00 da manhã da segunda-feira, 25 de julho, no voo BGA-4004. (Atualização: em nova previsão divulgada nesta noite de domingo, a decolagem de Fortaleza deve ocorrer ao meio-dia da segunda-feira).
Caso se confirme o horário de decolagem, o pouso será por volta das 12h00 (Atualização: com a nova previsão, o pouso será por volta das 16h00) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde será descarregado um moderno helicóptero ACH160 que a fabricante Airbus está entregando a um cliente brasileiro.
Depois, a partida de Campinas para retornar à Europa, com mais uma parada técnica em Fortaleza, está prevista para ocorrer apenas no final da tarde do dia seguinte, a terça-feira, 26 de julho.
O Beluga é um modelo desenvolvido a partir do Airbus A300-600, modificado com a instalação de uma estrutura de fuselagem muito maior. Apenas cinco deles foram produzidos durante os anos 1990.
A adaptação teve por objetivo transportar cargas super volumosas, mas restritas especificamente às partes de aviões da própria Airbus, como fuselagens do A320 ou asas do gigante A380, entre suas unidades produtivas espalhadas pela Europa.
Porém, nos últimos anos a fabricante europeia lançou o novo e maior BelugaXL, baseado no A330-200. Com isso, os antigos Beluga estão sendo usados em uma nova subsidiária da Airbus, com seu próprio certificado de transportador aéreo para operar serviços comerciais, tornando-se uma companhia aérea efetivamente.
A Airbus destaca que o Beluga pode levar qualquer carga que tenha até 7 metros de largura e 6,7 metros de altura, sem precisar de nenhuma adaptação no transporte. A fabricante também anunciou que o novo BelugaXL em breve estará disponível para esse mesmo tipo de transporte.
Fonte: Aeroin