Após confirmação do primeiro caso da variante ômicron em Aparecida de Goiânia, no dia 12 de dezembro, surgiram 12 novos casos em 24 horas. Já no último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, este número saltou para 42 infectados.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, o índice de casos positivos no município aumentou 11% desde o dia 24 de dezembro. A suspeita é que a variante Ômicron tenha elevado o número de contaminações.
Primeira morte causada pela nova variante no Brasil foi confirmada em Aparecida de Goiânia
Aparecida registrou a primeira morte causada pela variante Ômicron da Covid-19 no Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o óbito na última quinta-feira (6). Trata-se de um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele estava internado em unidade hospitalar. O homem já estava vacinado com três doses dos imunizantes contra a Covid.
A confirmação da primeira morte ocorre exatamente dez dias após a declaração de transmissão comunitária na cidade. A detecção foi possível graças ao Programa Municipal de Sequenciamento Genômico que tem feito a análise de amostras positivas de RT-PCR coletadas no município para mapear a informação genética e identificar as variantes do SARS-CoV-2 em circulação.
Fonte Mais Goiás.