A secretária estadual de educação Fátima Gavioli, responsável pela SEDUC (Secretaria Estadual de Educação de Goiás), durante entrevista no Jornal da Terra nesta quarta-feira (29), disse ao apresentador Messias da Gente que o retorno das aulas presenciais em 2022 é certeza.
De acordo com a secretária o passaporte da vacina não será exigido para os alunos “Nós temos que trabalhar com campanha de conscientização, falar da importância, quando você exige, ‘olha pra entrar a escola você tem que ter o passaporte da vacina, você tem que exigir no boteco também” afirmou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária a preocupação é com o retorno dos estudantes as aulas porque no início do ano de 2021, 35 mil alunos deixaram de fazer a matricula “isso porque os alunos já estavam cansados das aulas remotas, os professores também. Eles conseguem dizer não vou, não quero, e, se a família não forçar não vai mesmo, muito cansados das aulas remotas eles não voltaram pra confirmar matricula” contou Gavioli.
Durante a entrevista Fátima aproveitou para falar das obras que foram retomadas e concluídas em escolas do estado de Goiás. Algumas com mais de 10 anos paradas, dentre as 36, 27 serão entregues ainda no próximo ano pela SEDUC e o Governo de Goiás.
“Eu acho que o grande marco foi retomar obras paradas, eu entreguei uma escola que estava há 14 anos parada a obra. Essas obras abandonadas, você precisa de 2 anos, para regularizar e retomar as construções” contou.
O governador Ronaldo Caiado já autorizou a realização de um concurso público com 5 mil vagas na educação de acordo com a secretária Fátima Gavioli. Ela garantiu que haverá para professores indígenas, quilombolas, surdos, interpretes e para todas as outras áreas que necessitam de profissionais.