Corpo de Íris será enterrado às 17h no cemitério Santana, em Goiânia. Informações preliminares apontam que o corpo do político deve chegar a Goiânia por volta 12h, no hangar do governador, no aeroporto de Goiânia.
Íris Rezende machado nasceu em Cristianópolis (Go) no dia 22 de dezembro de 1933, filho de agricultor Filostro Machado Carreiro e da dona-de-casa Genoveva Rezende Machado, deixa três filhos e a esposa, Dona Iris Araújo.
Quando completou 16 anos, transferiu-se para Goiânia, onde iniciou sua carreira política em outubro de 1958 candidatando-se, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a uma vaga na Câmara de vereadores.
Eleito, tomou posse em fevereiro do ano seguinte. Foi presidente da Câmara no biênio 1961-1962. Em 1960 formou em direito pela Universidade Federal de Goiás. Foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), sendo o candidato mais votado do estado. Tomou posse na Assembleia Legislativa em 1963.
Em março de 1964 ocupava a presidência da Assembleia quando foi houve o golpe da ditadura militar. Íris ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1965 foi eleito prefeito de Goiânia pela primeira vez, marcando sua história com os mutirões para a construção de casas populares, nos quais ele ajudava nas construções.
Iris foi eleito governador de Goiás duas vezes para os mandatos de 1983-1987 e de 1991-1995. O líder político também foi eleito prefeito de Goiânia em 2004, 2008 e 2016. Além disso foi senador e ministro.
O político deixa um legado muito grande na história do estado de Goiás. O governador, Ronaldo Caiado (DEM) lamentou a morte do amigo. “Nosso estado chora a sua partida, meu amigo” escreveu caiado nas redes sociais.
Figuras políticas de todo o estado lamentam a perda do ex-governador e ex-prefeito. O ex-governador Marconi Perilo disse “vou guardar boas lembranças de Iris como líder da minha geração”. O atual prefeito de Goiânia Rogério Cruz “Ter assumido essa gestão das mãos do Iris aumenta nossa responsabilidade” diz prefeito. O prefeito de Aparecida de Goiânia disse com muito pesar que “Iris Rezende é Goiás. Goiás é eternamente Iris” diz Gustavo Mendanha.
Goiás perdeu quatro ex-governadores em 2021. Além de Íris Rezende, o estado perdeu, neste ano, Maguito Vilela, Helenês Cândido e Ary Valadão.
Iris Rezende e Marília Mendonça, são do interior de goiás, os dois nasceram em Cristianópolis, uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, o município perde suas duas figuras mais ilustres, em menos de uma semana, dois ícones da cultura e da história goiana.