quinta-feira , 14 novembro 2024

Casa Civil diz que jogadores argentinos que atuam na Inglaterra entraram de maneira irregular no Brasil

Em nota a Casa Civil da Presidência da República informou nesta segunda-feira (6) que os quatro jogadores da seleção argentina de futebol que atuam na liga inglesa, e que faziam parte da seleção que disputaria o jogo com o Brasil pelas eliminatórios da Copa do Catar, entraram no país de maneira “irregular”.

 

A nota diz ainda que o governo brasileiro não recebeu pedido para permitir a entrada excepcional desses quatro jogadores, saída prevista na portaria que trata das restrições para viajantes devido à pandemia da Covid-19. É a Casa Civil quem analisa esses pedidos.

 

“No caso dos jogadores argentinos, cabe esclarecer que não houve qualquer solicitação de excepcionalidade anterior ao voo de entrada dos jogadores no Brasil, impossibilitando qualquer tipo de atuação da Casa Civil”, diz o documento.

 

“Após a entrada irregular dos jogadores argentinos no Brasil, coube à Anvisa cumprir a norma estabelecida na Portaria 655, decisão que foi chancelada pelo Ministério da Saúde, que notificou a Conmebol sobre a impossibilidade de atuação dos jogadores na partida”, continua.

 

 

Ontem domingo (5), agentes da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram no campo da Neo Química Arena, em São Paulo, para retirar os quatro jogadores que descumpriram a quarentena contra a disseminação do coronavírus: Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso.

A partida entre Brasil e Argentina havia começado há poucos minutos. Diante da decisão da Anvisa de retirar os quatro jogadores, a seleção argentina desistiu de disputar o jogo. Em seguida, os argentinos deixaram o Brasil.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu o jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo, organizadas pela Fifa. Os atletas foram notificados a deixar o Brasil.

Documento oficial da Anvisa sobre a confusão diz que um membro da delegação argentina, Fernando Ariel Batista, falsificou informações dos quatro jogadores. Eles tinham passado pelo Reino Unido, o que exigiria cumprimento de quarentena no Brasil, mas não há essa informação nas declarações sanitárias preenchidas por Batista.

Em entrevista à imprensa argentina, Batista negou que tenha preenchido os documentos e afirmou que não estava na delegação argentina que veio para o Brasil. A assinatura desse documento é digital e ele é preenchido remotamente.

Check Also

Ministros do STF são retirados da Corte às pressas após explosões

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram retirados da corte na noite desta quarta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *