Cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, foram interceptados por sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (30).
Segundo a agência de notícias Associated Press, foguetes também atingiram apartamentos residenciais em um bairro próximo do aeroporto, disseram testemunhas à agência.
Segundo a agência Reuters o Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques
“Pela graça do Deus Todo-Poderoso, os soldados do Califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes Katyusha”, disse o grupo em uma rede social.
Um carro que parece ter sido usado no ataque, totalmente destruído, tinha tubos de lançamento de foguetes caseiros montados no lugar do banco traseiro, no nairro de Chahr-e-Shaheed. Grupos terroristas costumam montar esses tubos em veículos e transportá-los, sem serem detectados, até perto do alvo.
O presidente americano, Joe Biden, “reafirmou sua ordem para que os comandantes redobrem seus esforços para priorizar o que precisa ser feito para proteger as forças no solo”.
Os EUA correm contra o tempo para concluir a operação de retirada de tropas e de aliados do Afeganistão até amanhã, terça-feira (31), quando acaba o prazo estipulado por Biden. 114 mil pessoas foram evacuadas, até o momento e ao menos 4 mil militares ainda estão no Afeganistão.