quarta-feira , 16 abril 2025

Mostra CRASH: 12ª edição chega online e gratuita

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua décima segunda edição com grandes novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. “Diante da impossibilidade de fazer a CRASH presencialmente, optamos por realizá-la virtualmente – um modelo que tem sido utilizado com êxito no mundo inteiro”, informa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Júnior, comanda a MMarte Produções, realizadora da CRASH.

Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, Darkflix. “Essa novidade amplia o alcance da CRASH a todo território nacional, o que constitui, em certa medida, um ganho efetivo para o festival”, comenta a produtora. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri de premiação formado pelos convidados: a pesquisadora Yasmine Evaristo, o jornalista crítico de cinema Marcelo Miranda e o professor e diretor de cinema Renné França.

No total, serão exibidos 100 filmes, sendo 80 curtas e cinco longas integrantes das mostras competitivas; mais duas sessões com quatro filmes cada uma em homenagem aos convidados internacionais, Lloyd Kaufman e Udo Kier; e uma sessão dedicada à temática blaxploitation, com sete filmes. A curadoria 2020 da mostra é formada pelos especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da CRASH, Márcia Deretti e Márcio Júnior. As inscrições encerradas em outubro contaram com mais de 300 obras, vindas de 41 países; dentre eles, o Brasil teve o maior número de participações, com 47 filmes, seguido pela Espanha, com 40, e pelos Estados Unidos, com 38. França, Canadá e Portugal ocuparam os lugares seguintes.

Convidados internacionais

Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainment. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na CRASH, além da mostra em sua homenagem, ele participa virtualmente com a sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!”, isto é, “Faça seu maldito próprio filme!”. A aula abre oficialmente a mostra 2020, no dia 9 de dezembro, às 20 horas.

Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier, Herzog e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão em Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A CRASH fará uma bate-papo com o ator em formato de live, no dia 13 de dezembro, às 19 horas, focando sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero.

Tanto a masterclass de Kaufman quanto o bate-papo com Kier permitirão a participação do público em geral, gratuitamente, sem inscrições, bastando para isso seguir o perfil da CRASH no FaceBook (facebook.com/mostracrash) ou o canal da MMarte Produções no YouTube. Aliás, esses canais também darão acesso às atividades de lançamentos e debate, detalhados a seguir. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Oficinas, debates, lançamentos e um destaque especial

Nesta edição, estão sendo realizados, também virtualmente, três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão; Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski; e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto. Todas gratuitas.

Na lista de debates está, no dia 12 de dezembro, às 16 horas, o Cinema Fantástico em tempos de repressão, mediado pela pesquisadora e profª draª da Universidade Federal de Goiás, Alice de Fátima Martins. Essa atividade contará com a participação de diretores de longas-metragens nacionais participantes da edição 2020 do festival.

Tradicional na CRASH, os lançamentos de livros e publicações constam da programação com direito a diálogo direto com os autores. A atividade será realizada no dia 10 dezembro, às 20 horas, por meio dos canais já citados no texto. A mediação será de Márcio Jr., um dos realizadores e curadores da mostra, com participação dos autores Petter Baiestorf, Germana Viana e Kiko Garcia.

O destaque especial desta edição fica por conta da arte que dá cara à CRASH. Foi produzida exclusivamente para a mostra por Jaca, considerado um dos mais importantes ilustradores e artistas visuais brasileiros.

Programação de filmes

De 9 a 13 de dezembro, pela plataforma de streaming Darkflix (acesso gratuito). Mais detalhes sobre os filmes tais como sinopse, tempo de duração, classificação e país de origem, dentre outros, podem ser acessados pelo link www.mostracrash/filmes-darkflix. Confira abaixo as sessões:

Mostra Competitiva de Longas

Atrás da sombra

Direção: Thiago Camargo, 85 minutos, 2020, Brasil

Data: 12/12

Cantos dos ossos

Direção: Petrus de Bairros e Jorge Polo, 88 minutos, 2020, Brasil

Data: 9/12 a 13/12

O cemitério das almas perdidas

Direção: Rodrigo Aragão, 95 minutos, 2020, Brasil

Data: 12/12 e 13/12

Detention

Direção: John Hsu, 102 minutos, 2019, Taiwan

Data: 11/12 – sessão única, às 21h

I am REN 

Direção: Piotr Ryczko, 71 minutos, 2019, Polônia

Data: 10/12 – sessão única, às 21h e 11/12 – sessão única, às 19h

Rodson ou (onde o sol não tem dó)

Direção: Clara Chroma, Orlok Sombra e Cleyton Xavier, 75 minutos, 2020, Brasil

Data: 9 a 13/12

Mostra Competitiva de Curtas (80 filmes)

9 A 13/12

Sessão 1: O futuro é agora (curtas de ficção científica)

Sessão 2: CRASH para toda a família (curtas censura livre)

Sessão 3: Metendo medo (curtas de terror)

Sessão 4: CRASH na alma (curtas fantásticos com pegada poética)

Sessão 5: Para morrer de rir I (curtas de terror e comédia)

Sessão 6: Para morrer de rir II (curtas de terror e comédia)

Sessão 7: Freak show (curtas estranhos e surreais)

Sessão 8: Fantástica CRASH (curtas de fantasia)

Sessão 9: Para morrer de rir III (curtas de comédia fantástica)

Sessão 10: Sessão Hitchcock (curtas de suspense e mistério)

Sessão 11: Horror & Drama (curtas fantásticos com pegada dramática)

Mostra Especial Udo Kier: 9 a 13/12

Mark of the Devil (A Marca do Diabo)

Direção: Michael Armstrong.

Drama, Horror

Duração: 97 min.

País: Alemanha

Ano: 1970

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Michael Armstrong, Adrian Hoven

Produção: Adrian Hoven

Elenco: Herbert Lom, Udo Kier, Olivera Vuco, Reggie Nalder, Herbert Fux

Sinopse: Na Áustria do século XVIII, o aprendiz de um caçador de bruxas tem dúvidas sobre a justiça da caça às bruxas quando testemunha a brutalidade, a injustiça, a falsidade, a tortura e a matança arbitrária que acompanham o trabalho.

Flesh For Frankenstein (Carne Para Frankenstein)

Direção: Paul Morrissey.

Horror, Ficção Científica

Duração: 95 min.

País: United States, Italy, France.

Ano: 1973

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Paul Morrissey

Produção: Andrew Braunsberg, Andy Warhol

Elenco: Joe Dallesandro, Monique van Vooren, Udo Kier, Arno Jürging, Dalila Di Lazzaro

Sinopse: O Barão Frankenstein cria dois “zumbis” – um macho e uma fêmea – planejando acasalá-los para criar uma raça superior.

Blood For Dracula (Sangue Para Drácula)

Direção: Paul Morrissey.

Horror

Duração: 105 min.

País: Itália, França

Ano: 1974

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Paul Morrissey

Produção: Andrew Braunsberg, Andy Warhol, Carlo Ponti, Jean Yanne

Elenco: Joe Dallesandro, Udo Kier, Vittorio De Sica, Maxime McKendry

Sinopse: Um doente conde vampiro viaja para a Itália com seu servo para encontrar uma noiva.

Cigarette Burns (Pesadelo Mortal)

Direção: John Carpenter.

TV Film, Horror

Duração: 59 min.

País: EUA, Canadá.

Ano: 2005

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Mick Garris

Produção: Lisa Richardson, Tom Rowe

Elenco: Norman Reedus, Colin Foo, Udo Kier, Christopher Redman

Sinopse: Com um passado tórrido que o assombra, o dono de um cinema é contratado para buscar a única cópia existente de um filme tão notório que sua exibição única fez com que os espectadores ficassem homicidamente loucos.

Mostra Especial Lloyd Kaufman: 9 a 13/12

Shakespeare’s Sh*tstorm

Direção: Lloyd Kaufman.

Comédia

Duração: 94 min.

País: EUA

Ano: 2020

Classificação Indicativa:

Roteiro: Brandon Bassham

Produção: John Patrick Brennan, Justin A. Martell

Elenco: Lloyd Kaufman, Erin Patrick Miller, Abraham Sparrow, Kate McGarrigle, Amanda Flowers

#ShakepearesShitstorm marca o projeto mais ambicioso nos 45 anos de história da Troma. Trabalhando com uma das melhores empresas de efeitos especiais de Hollywood, a Troma traz uma experiência totalmente nova para sua marca estilizada. Ter um orçamento maior também trouxe filmagens em locações em maior escala na Albânia (o primeiro longa-metragem no país), bem como uma celestial trilha sonora da orquestra de Portugal e uma pequena ajuda do Bardo. Shakespeare nunca foi tão cru e sem filtros.

Terror Firmer

Direção: Lloyd Kaufman.

Horror, Comédia

Duração: 124 min.

País: EUA

Ano: 1999

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Patrick Cassidy, Douglas Buck

Produção: Michael Herz, Lloyd Kaufman

Elenco: Will Keenan, Alyce LaTourelle, Lloyd Kaufman, Trent Haaga, Sheri Wenden

Terror Firmer é uma obra-prima surrealista do estilo Dalí, lançada pelo diretor Lloyd Kaufman e a equipe Troma. Seu humor maníaco, marca registrada, combina-se com uma nova sensibilidade mais sombria para criar o mais recente em uma linha lendária de clássicos do gênero. Inspirado no livro de Lloyd Kaufman, “All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger”, Terror Firmer é a aventura cinematográfica mais cheia de ação, mais pessoal, mais bizarra e mais comercial nos 45 anos de história da Troma Entertainment . Homenageado por festivais de cinema em todo o mundo, Terror Firmer estabeleceu firmemente a Troma como a principal fonte do cinema alternativo de apelo de massa, a fonte mundial de arte independente!

Mutant Blast

Direção: Fernando Alle.

Ação, Ficção Científica, Comédia, Horror

Duração: 83 min.

País: EUA, Portugal

Ano: 2019

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Fernando Alle

Produção: Fernando Alle, Michael Herz, Lloyd Kaufman

Elenco: Pedro Barão Dias, Maria Leite, João Vilas, Mário Oliveira, Joaquim Guerreiro

Sinopse: Depois que um experimento científico dá terrivelmente errado e o mundo se transforma num apocalipse zumbi, um homem com força sobre-humana, uma soldada destemida e um homem preguiçoso e com ressaca devem se unir como a única esperança de sobrevivência da raça humana contra um apocalipse zumbi num mundo que está prestes a se tornar um deserto nuclear! Longa-metragem de estreia de Fernando Alle, que oscila a linha entre a comédia e o terror, com certeza um dos filmes mais emocionantes e selvagens que a Troma já lançou!

Citizen Toxie – The Toxic Avenger Part IV (O Vingador Tóxico 4)

Direção: Lloyd Kaufman

Comédia, Horror

Duração: 108 min.

País: EUA

Ano: 2000

Classificação Indicativa: 18 anos

Roteiro: Trent Haaga, Patrick Cassidy

Elenco: David Mattey, Clyde Lewis, Heide Sjursen

Sinopse: O Vingador Tóxico se mete numa complicada troca de cidades e dimensões com seu inimigo, o insalubre (Noxious Offender). Em Amortville, ele descobre os segredos de seu desafeto, um líder nazista fanático por cirurgias plásticas. Insalubre desestabiliza Tromaville, mas o herói tenta voltar para a sua dimensão e fazer justiça.

Mostra Especial Blaxploitation: 9 a 13/12

Blacula (Blacula, O Vampiro Negro)

Direção: William Crain

Fantasia, Horror, Romance

Duração: 93 min.

País: EUA

Ano: 1972

Classificação Indicativa: 16 anos

Roteiro: Joan Torres, Raymond Koenig

Produção: Joseph T. Naar

Elenco: William Marshall, Vonetta McGee, Denise Nicholas, Thalmus Rasulala, Gordon Pinsent, Charles Macaulay

Sinopse: Um antigo príncipe africano, transformado em vampiro pelo próprio Drácula, encontra-se na moderna Los Angeles.

Scream, Blacula, Scream (Os Gritos de Blácula)

Direção: Bob Kelljan

Fantasia, Horror

Duração: 96 min.

País: EUA

Ano: 1973

Classificação Indicativa: 16 anos.

Roteiro: Joan Torres, Raymond Koenig, Maurice Jules

Produção: Joseph T. Naar

Elenco: William Marshall, Don Mitchell, Pam Grier, Michael Conrad, Richard Lawson, Lynn Moody, Janee Michelle

Sinopse: O vampiro Mamuwalde (Blacula) é agitado pelo vodu africano, e é forçado a matar novamente.

The Beast Must Die (A Fera Deve Morrer)

Direção: Paul Annett

Horror, Mistério

Duração: 93 min.

País: Reino Unido

Ano: 1974

Classificação Indicativa: 12 anos

Roteiro: Michael Winder

Produção: Max J. Rosenberg, Milton Subotsky

Elenco: Calvin Lockhart, Peter Cushing, Marlene Clark, Charles Gray, Anton Diffring, Ciaran Madden, Tom Chadbon, Michael Gambon

Palavras-chave: Lobisomem, cerca elétrica, obsessão, cão, monstro, bala de prata, voyeur, floresta, quarto, lua cheia, suicídio, helicóptero, xadrez, machado, espelho quebrado, mansão

Sinopse: Oito pessoas foram convidadas para passar o fim de semana em uma propriedade numa ilha. Um deles é um lobisomem. Você consegue adivinhar quem?

Ganja & Hess (Ganja & Hess – A noite do vampiro)

Direção: Bill Gunn

Drama, Fantasia, Horror

Duração: 110 min

País: EUA

Ano: 1973

Classificação Indicativa: 16 anos

Roteiro: Bill Gunn

Produção: Chiz Schultz

Elenco: Duane Jones, Marlene Clark, Bill Gunn, Sam L. Waymon, Leonard Jackson

Sinopse:Depois de ser esfaqueado com uma antiga faca infestada de germes, o assistente de um médico se encontra com um desejo insaciável de sangue.

J.D.’s Revenge (A Vingança de J.D.)

Direção: Arthur Marks

Ação, Horror, Thriller

Duração: 96 min.

País: EUA

Ano: 1976

Classificação Indicativa: 16 anos.

Roteiro: Jaison Starkes

Produção: Arthur Marks

Elenco: Glynn Turman, Lou Gossett, Joan Pringle, Carl Crudup, James Louis Watkins, Fred Pinkard, Jo Anne Meredith, Alice Jubert, David McKnight

Palavras-chave: Grindhouse, vingança, topless, fantasma, policial, possessão, incesto, nudez, sexo, estupro, hipnose, chapéu, reencarnação, assassinato, demônio, gângster, oculto

Sinopse: Um dócil estudante negro de direito é possuído por um mafioso dos anos 1940 em meados dos anos 1970 em Nova Orleans, Louisiana. O mafioso busca vingança contra as pessoas que mataram ele e sua irmã.

Sugar Hill (A Vingança dos Mortos)

Direção: Paul Maslansky

Ação, Crime, Horror

Duração: 91 min

País: EUA

Ano: 1974

Classificação Indicativa: 12 anos

Roteiro: Tim Kelly

Produção: Elliot Schick

Elenco: Marki Bey, Robert Quarry, Don Pedro Colley, Betty Anne Rees, Richard Lawson, Zara Cully, Charles P. Robinson

Palavras-chave: Grindhouse, porco, faca, gângster, zumbi, vodu, massagem, decapitação, assassinato, brutalidade, polícia, biblioteca, morto-vivo, serial killer, racismo, máfia, vingança,

Sinopse: Proprietário de uma casa noturna de sucesso, Langston pede sua namorada, a fotógrafa Diana “Sugar” Hill, em casamento. No entanto, o chefão, Morgan e seus capangas matam Langston quando ele se recusa a vender o clube. Sugar Hill procura a sacerdotisa vodu, Mama Maitresse, para vingar sua morte. Mama convoca o Senhor dos Mortos, Barão Samedi, para ajudar Sugar em sua tarefa. Em troca, ela oferece sua alma a ele. Enquanto isso, seu namorado anterior, o detetive Valentine, investiga as mortes dos mafiosos de Morgan e suspeita que o assassino está usando vodu.

The House On Skull Mountain (A Mansão da Caveira)

Direção: Ron Honthaner

Horror, Mistério

Duração: 89 min.

País: EUA

Ano: 1974

Classificação Indicativa: 12 anos

Roteiro: Mildred Pares

Produção: Ray Storey

Elenco: Victor French, Janee Michelle, Jean Durand, Mike Evans,     Xernona Clayton, Lloyd Nelson, Ella Woods

Palavras-chave: Antropólogo, vodu, caveira, passagem secreta

Sinopse: Assassinatos ocorrem na propriedade sulista de uma sacerdotisa vodu quando quatro parentes se reúnem para ouvir seu testamento.

Sobre a CRASH

“A CRASH é um festival internacional de cinema fantástico de qualidade irrepreensível, feito por e para quem ama cinema”, enfatizam os organizadores, Márcia Deretti e Márcio Jr., que comemoram a décima segunda edição da mostra de cinema mais antiga de Goiás. O cinema de gênero promovido na CRASH inclui terror, ficção científica e fantasia. Em 2020, o evento é apresentado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás e conta, ainda, com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

SERVIÇO

12ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico

De 9 a 13 de dezembro

Exibição de filmes: site/app Darkflix

Oficinas: Instruções direcionadas aos inscritos

Debates, lançamentos e masterclass: pelas redes sociais da CRASH e da MMarte Produções (ver abaixo)

EVENTO TOTALMENTE ONLINE E GRATUITO

MOSTRA CRASH NAS REDES

Para acompanhar as novidades e saber mais:

Site: www.mostracrash.com

Instagram: @mmarte_producoes

FaceBook: www.facebook.com/mostracrash

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4n9pzzvHa6XXxlk06iv9Cg

Check Also

Com shows para mais de 20 mil pessoas, Sandro Mabel celebra 100 dias de gestão com festa na Região Noroeste

Por Redação Goiás da Gente10 de abril de 2025 Os primeiros 100 dias da gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *