PM apreende uma tonelada de pescado irregular em São Luís de Montes Belos

PM apreende uma tonelada de pescado irregular em São Luís de Montes Belos

Peixes de diversas espécies estavam em desconformidade com a legislação ambiental e fiscal

Na manhã desta quarta-feira, 25, durante uma operação da Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) um ônibus que fazia a rota de Porto Velho/RO a Goiânia/GO foi detido transportando várias espécies de pescados com a nota fiscal irregular, além de várias outras irregularidades.

No veículo, estavam apenas dois motoristas e 12 caixas de isopor contendo peixes de diversas espécies, embarcados em Porto Velho/RO no último 23 de outubro com notas fiscais correspondentes. No entanto, as notas fiscais levantaram suspeitas de desconformidades e foram encaminhadas a um fiscal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para avaliação.

O fiscal percebeu incongruências nas informações fornecidas e orientou as equipes policiais a procederem com a apreensão dos peixes. A análise revelou que os pescados, incluindo espécies como barbado, pintado e pirarucu, não estavam de acordo com o artigo 20 da Lei 13.025/97, pois muitos estavam sem cabeça e dilacerados, em uma aparente tentativa de dificultar a fiscalização.

Durante o desenrolar da abordagem e ainda na delegacia da Polícia Civil, uma nova nota fiscal com data de 25 de outubro de 2023, incluindo pescados das espécies caranha, mandubé e barbado, foi apresentada, agravando as suspeitas de irregularidades.

A ação resultou na apreensão de 45,10 Kg de barbado, 26,85 Kg de mandubé, 354,40 Kg de pintado, 78,15 Kg de caranha, 481,45 Kg de tucunaré e 29,20 Kg de pirarucu. Ao todo, 1.015,15 Kg de pescado foram retidos.

Os dois indivíduos envolvidos na ação foram identificados como ESF, 39 anos, com antecedentes criminais relacionados à lesão corporal, e MMG, 42 anos, sem histórico criminal conhecido.

fonte: g5news

Isabele Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *