O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, nesta quinta-feira (6), que essa é a primeira vez na história brasileira que se faz uma reforma tributária em um regime democrático. A fala ocorreu no Palácio do Planalto durante a reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
“Vocês têm que lembrar que, se for votada, a reforma tributária hoje, é a primeira vez na história da democracia que a gente faz uma reforma tributária num regime democrático, porque a última foi no regime militar”, disse.
Ele destacou o fato de a reforma estar sendo negociada com vários atores. “Reforma tributária só se faz em regime autoritário, quando o governo banca. E nós estamos fazendo em um regime democrático, negociando com todo mundo e ela vai ser aprovada”, explicou.
Lula destacou a importância de conversar com o Congresso e encontrar a melhor proposta para todos. “Não é o que o Haddad deseja, não é o que eu desejo, tudo bem, mas nós não somos senhores da razão, nós temos que lidar com a relação de força que tá no Congresso Nacional”, explicou o presidente.
Outro ponto ressaltado pelo presidente foi ele dizer que os deputados foram escolhidos pelos brasileiros democraticamente e, por isso, merecem respeito.
“Nós temos que lidar com a relação de força que tá no Congresso Nacional, os deputados que estão lá bem ou mal foram escolhidos pela sociedade brasileira, portanto merece tanto respeito quanto eu acho que eu e o [vice-presidente] Geraldo Alckmin merecemos”, completou.