terça-feira , 12 novembro 2024

75 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo ou menos, diz levantamento

A pesquisa foi feita por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais. Por causa dessa situação de pobreza, muita gente sai de casa em busca de doação de comida.

Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que 75 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo ou menos. O Jornal Hoje mostrou que, por causa dessa situação de pobreza, muita gente sai de casa em busca de doação de comida.

Procurar doação, pedir ajuda. Essa a realidade de um 1,5 milhão de pessoas vivem em situação de extrema pobreza na capital paulista. Elas sobrevivem com menos de R$89 por mês.

O dado é do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da UFMG, que fez um levantamento no banco de dados do Cadastro Único do governo federal e do IBGE.

O levantamento revela ainda que, no mês passado, o Brasil tinha 47 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza. Outras 9 milhões vivendo com menos de R$178 por mês. E 19 milhões, com menos de meio salário mínimo.

Para o pesquisador do observatório, a causa da pobreza é a estrutura social e econômica do Brasil e toda essa população corre o risco de ir morar nas ruas.

“Por exemplo, se a gente selecionar uma capital como Porto Alegre, 40% das pessoas que vivem em situação de pobreza são de pretos e pardos. Em São Paulo, 56%, em Salvador 92%. A população em situação de rua é um efeito da pobreza. A gente costuma dizer no Programa Polos de Cidadania da UFMG que a pobreza é a antessala da situação de rua”, explica Wellington Migliari, pesquisador do Observatório Bras. de Pol. Púb. com a Pop. em Situação de Rua / UFMG.

Crédito: Jornal Hoje

Check Also

Com ajuda da moradores de Anicuns, criança é encontrada e suspeito preso

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de Maria Eduarda é preso em Anicuns, Goiás; menina foi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *