15 partidos não atingem cláusula de barreira nas eleições 2022

15 partidos não atingem cláusula de barreira nas eleições 2022

Apenas 13 siglas alcançaram as exigências impostas pela legislação eleitoral

Nas eleições deste ano, 15 partidos não conseguiram atingir a cláusula de barreira, que prevê um patamar mínimo de votos que as siglas devem obter nacionalmente para ter representação na Câmara dos Deputados. Desde 2018, a legenda que não atingiu os requisitos mínimos perde horário eleitoral gratuito e recursos do fundo partidário.

Neste ano, a cláusula exigia que cada legenda conseguisse ao menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados. Ou que elegesse ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação. Com isso, seis partidos conseguiram eleger deputados, mas não alcançaram o número de votos nacionalmente exigido pela regra. São eles: PSC, Patriota, Solidariedade, Pros, Novo e PTB.

Os outros nove partidos não atingiram o número mínimo de votos e não elegeram nenhum nome na Câmara. São eles: PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU, UP, Agir, DC e PMN.

Dos 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas 13, incluindo as federações, conseguiram superar a cláusula de barreira. São eles: PL, Federação PT/PCdoB/PV, União Brasil, Progressistas, Republicanos, MDB, PSD, Federação PSDB/Cidadania, PDT, PSB, Federação PSOL/Rede, Avante e Podemos.

 

Fonte:G365

Isabele Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *